A Polícia Militar Ambiental flagrou, nesta semana, um crime ambiental de grandes proporções na localidade de Cachoeira, interior de Piraí do Sul. Durante fiscalização, os agentes constataram o corte ilegal de 308 pinheiros araucárias, espécie nativa ameaçada de extinção e protegida por lei federal. A Força Verde divulgou o caso na tarde de terça-feira (19), um dia após a ação.
Além da derrubada das árvores, os infratores utilizaram um trator para abrir uma estrada de aproximadamente 4,52 hectares, o que resultou na destruição da vegetação nativa e facilitou a retirada das toras. Segundo a Força Verde, o proprietário da área não possuía qualquer tipo de autorização ambiental para a atividade.
Diante das irregularidades, a área foi embargada e o responsável recebeu multa de R$ 189 mil, além de ser enquadrado em crime ambiental. Ele deverá responder judicialmente pelos danos causados.
A ocorrência integra uma série de operações recentes da Polícia Ambiental que vêm aplicando multas expressivas em toda a região.