Na manhã desta quinta-feira (18), criminosos invadiram o Centro de Progressão Penitenciária do Butantã, na zona oeste de São Paulo, e resgataram uma detenta de 27 anos, condenada por furto e que havia ingressado no regime semiaberto no mês passado.
De acordo com informações, os invasores — um homem e uma mulher armados com pistolas — aproveitaram a saída de um caminhão de carga para render a funcionária responsável por fechar o portão da unidade. Como os agentes penitenciários do local trabalham desarmados, não houve reação.
A ação durou cerca de 30 minutos. Após resgatar a presa, o trio fugiu pelo mesmo portão, correu até um viaduto que cruza a rodovia Raposo Tavares e tentou roubar um carro em uma loja da região. A tentativa foi frustrada por um policial à paisana, e os criminosos seguiram em fuga a pé. Até o momento, eles não foram localizados.
O caso está sendo investigado pela 75ª Delegacia de Polícia (Jardim Arpoador). O delegado responsável acompanha diligências no interior da unidade e já conversou com a diretora da penitenciária.
Segundo o sindicato dos policiais penais de São Paulo, há pelo menos um ano a categoria denuncia a falta de infraestrutura e efetivo no Centro de Progressão Penitenciária do Butantã. Em julho deste ano, a unidade já havia registrado um motim e a fuga de sete presos.
A Polícia Militar reforçou a segurança no entorno e mantém buscas na região para tentar localizar os suspeitos e recapturar a detenta.