Mais uma placa de localidade do Caminho da Escarpa Devoniana foi instalada — desta vez na Floresta Nacional (Flona) de Piraí do Sul. O Caminho da Escarpa integra pessoas, natureza e território — fortalecendo a conservação e o turismo responsável nos Campos Gerais.
Um cenário onde a Escarpa Devoniana desenha o horizonte e a biodiversidade se revela em cada trilha. A Flona apoia a pesquisa científica, promove a educação ambiental com a aproximação da sociedade à natureza e guarda o patrimônio histórico-cultura da região.
A ação é realizada pelo ICMBio e pela Adetur Campos Gerais, com apoio das secretarias municipais de Turismo e da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso.
A Escarpa
A Escarpa Devoniana é uma região geomorfológica e uma Área de Proteção Ambiental (APA) no Paraná, caracterizada por um relevo acidentado com paredões de pedra, cachoeiras e florestas, formando o “Caminho da Escarpa Devoniana”. Seu nome se refere à rocha subjacente (Formação Furnas, de idade devoniana), mas a feição de escarpa em si é geologicamente mais recente.