O pastor Anderson Carneiro foi nomeado na manhã de quarta-feira (26) como novo diretor de jovens da Associação Rio de Janeiro durante o Concílio Anual da Igreja Adventista para a região central do estado. Ele sucede o pastor Rafael Stehling, que assumiu a Secretaria Executiva da instituição. Além de dirigir o Ministério Jovem, o pastor Anderson irá coordenar também os departamentos de Música e Universitários.
Antes de chegar ao Rio de Janeiro, o pastor Anderson atuava como diretor de Jovens, Desbravadores e Aventureiros, Música e Universitários na União Noroeste Brasileira (UNoB), que abrange os estados do Amazonas, Roraima, Acre e Rondônia.
Trajetória ministerial
Nascido em 1973, em Piraí do Sul, Anderson Carneiro dos Santos formou-se Bacharel em Teologia Pastoral pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-EC) em 2001. Em 2017, concluiu especialização em Comunicação Corporativa pela mesma instituição. Ele é casado com Zaira Patrícia Rodrigues Abrão dos Santos, natural de Curitiba e formada em Pedagogia pelo UNASP-EC. O casal é pai de Samara Abrão dos Santos, de 18 anos, e Alef Abrão dos Santos, de 11.
O ministério do pastor Anderson teve início em 2002, como capelão da Escola Adventista do Boqueirão, em Curitiba. Em 2004, ele foi transferido para a Escola Adventista Centenário. No ano seguinte, tornou-se departamental de colportagem na Associação Paulista Central (APaC), em Campinas. Em outubro de 2006 assumiu o distrito de Vila Fiori, na Associação Paulista Sudoeste (APSo), em Sorocaba, onde permaneceu até meados de 2010. No mesmo ano, passou a pastorear o distrito de Votorantin, também na APSo, até o fim de 2011.
Em 2012, assumiu por três meses o distrito central de Tatuí, São Paulo, sendo transferido em seguida para a Associação Central Amazonas (ACeAm), em Manaus. Na capital amazonense, pastoreou o distrito central entre maio de 2012 e fevereiro de 2013. Posteriormente, atuou como departamental de Jovens, Desbravadores, Aventureiros, Universitários, Música e Comunicação da ACeAm, função que exerceu até agosto de 2018. Sua última atuação antes da nomeação no Rio de Janeiro foi na União Noroeste Brasileira, onde liderou os mesmos ministérios.