Nos últimos dias, foram intensificadas as ações de polícia destinadas à fiscalização de trânsito com intervenções pontuais nos municípios atendidos pela 3ª Companhia da Polícia Militar (PM) com foco na repressão a infrações de trânsito, direção perigosa e perturbação do sossego – especialmente envolvendo motocicletas e bicicletas elétricas em situação irregular.
As ações ganharam maior visibilidade durante a noite de Natal, em razão do aumento significativo de denúncias feitas pela comunidade. “Ressaltamos que esse tipo de fiscalização ocorre diariamente, de forma contínua, como parte do policiamento preventivo. As apreensões realizadas não possuem caráter meramente punitivo, mas decorrem da necessidade de intervir diante de condutas que colocam em risco a segurança viária e comprometem a tranquilidade da população”, descreveu a polícia.
Segundo a PM, um fator que tem chamado atenção das equipes policiais é o número expressivo de ocorrências envolvendo adolescentes conduzindo veículos sem habilitação e em desacordo com a legislação de trânsito. “Embora atuemos com firmeza na fiscalização e repressão dessas práticas, destacamos que situações como essas também evidenciam a importância da responsabilidade familiar. O acesso indevido de menores a veículos demonstra falhas no dever de cuidado e orientação, refletindo diretamente na segurança coletiva e no convívio social”, explica a nota,
Por fim, a PM frisa que a segurança no trânsito é uma responsabilidade compartilhada. O cumprimento das leis, a orientação adequada dos jovens e a atuação preventiva das famílias são fundamentais para evitar acidentes, preservar vidas e garantir o direito de todos ao sossego, à segurança e à boa convivência nas vias públicas.