PUBLICIDADE

Piraí do Sul
10º,16º

Piraí do Sul

Ouça agora:

Search
Close this search box.

Piraí do Sul
18º, 28º

Ouça agora:

Search
Close this search box.
PF solicita apoio em investigação sobre mineração ilegal no Paraná, mas ANM alega falta de recursos para fiscalização

Compartilhe:

Agência Nacional de Mineração informou que restrições orçamentárias impediram o envio de fiscais para atender pedido da Polícia Federal em investigação sobre extração irregular de arenito.

ANM não realizou vistoria por falta de recursos

A Agência Nacional de Mineração (ANM) informou à Polícia Federal (PF) que não conseguiu realizar uma vistoria técnica em uma área investigada por suspeita de mineração ilegal no Paraná devido à falta de recursos orçamentários.

O pedido de apoio foi feito pela Delegacia da Polícia Federal de Londrina em abril deste ano e reiterado na semana passada. A corporação solicitou informações sobre fiscalizações presenciais, relatórios técnicos e eventuais sanções relacionadas à área investigada.

Em resposta, a ANM informou que ainda não foi possível realizar a inspeção em campo por causa das restrições orçamentárias que afetaram as atividades da agência durante os exercícios de 2025 e 2026.

Investigação apura extração irregular de arenito

O inquérito policial teve início após denúncias registradas em 2022 sobre a exploração irregular de arenito em uma área localizada às margens da PR-445, próxima ao entroncamento com a BR-376, no município de Mauá da Serra, no Norte do Paraná.

A rocha é utilizada em obras de paisagismo, fabricação de pisos e pedras ornamentais. Segundo as informações da investigação, a atividade já havia sido alvo de multa ambiental após perícia realizada pela Polícia Científica do Paraná.

Agência relata dificuldades financeiras

Para justificar a impossibilidade de atender ao pedido da Polícia Federal, a ANM encaminhou documentos internos apontando que a insuficiência de recursos compromete ações consideradas essenciais.

Entre os documentos está um comunicado que alerta para o risco de paralisação de atividades como fiscalizações em barragens, pilhas de rejeitos, empreendimentos minerários e operações de combate ao garimpo ilegal.

A agência também estima que a redução das fiscalizações pode provocar queda na arrecadação de royalties da mineração, com impacto financeiro estimado em cerca de R$ 900 milhões para União, estados e municípios.

Governo acompanha situação

Em nota, a ANM confirmou que a vistoria de campo não foi realizada devido à limitação de recursos para o deslocamento da equipe técnica e informou que comunicou oficialmente a Polícia Federal sobre a situação.

O Ministério de Minas e Energia afirmou que acompanha as dificuldades enfrentadas pela agência e busca alternativas para recompor o orçamento, destacando que a ANM possui autonomia administrativa e orçamentária para tratar diretamente das questões financeiras junto aos órgãos responsáveis.

Compartilhe:

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Inscrições do concurso com 32 vagas em Castro começam nesta terça-feira
Venda de carros elétricos no Brasil triplica em 2026
Adeus, inverno: saiba quando começa a primavera em 2026 e o que muda no clima
IA está proibida de corrigir redações e provas nas escolas, decide CNE
Toffoli libera campanha de Renan Santos após suspensão, mas mantém restrição nas redes

MZ Play

Fenômeno Mundial na Internet Overdriver Duo faz show em Curitiba

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE