PUBLICIDADE

Piraí do Sul
10º,16º

Piraí do Sul

Ouça agora:

Search
Close this search box.

Piraí do Sul
18º, 28º

Ouça agora:

Search
Close this search box.
Educação inicia o ano com cursos profissionalizantes para a comunidade de Piraí do Sul

Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Piraí do Sul, em parceria com o Sistema SENAR–FAEP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná), iniciou na terça-feira (13), em sua sede, o primeiro curso profissionalizante de 2026: Artesanato com Biojoias.

O curso tem como foco a produção de peças artesanais a partir de matérias-primas naturais, como sementes, transformadas em colares, pulseiras e brincos. A formação foi ministrada pelo professor Jefferson Luiz Pereira, de Curitiba, e contou com a participação de 14 alunas, ao longo de três dias de atividades práticas e teóricas.

Durante as aulas, as participantes aprenderam técnicas de coleta, preparo, design e acabamento das biojoias, além de noções de mercado e precificação. O objetivo é capacitar os alunos para transformar materiais naturais em acessórios sofisticados e sustentáveis, incentivando o empreendedorismo e a geração de renda.

O Sistema FAEP/SENAR-PR é formado pela FAEP (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), pelo SENAR-PR e pelos Sindicatos Rurais, atuando de forma integrada na representação, defesa e capacitação do produtor rural, por meio de ações de formação profissional e desenvolvimento social.

De acordo com o diretor de Cultura, Rogério dos Santos, a parceria fortalece a qualificação profissional e amplia oportunidades para a comunidade, “Essa iniciativa reforça a importância da união entre instituições comprometidas com a educação e a capacitação. Buscamos oferecer oportunidades de renda extra, desenvolvimento pessoal e produção criativa com apelo ecológico, unindo sustentabilidade, empreendedorismo e valorização ambiental”, destacou.

Além do curso de Artesanato com Biojoias, a Prefeitura de Piraí do Sul promoverá outras duas formações ainda neste mês. A primeira será Artesanato com Produtos Apícolas, voltada à produção de cosméticos, bálsamos, cremes, velas, panos encerados, sabonetes e esfoliantes, nos dias 19, 20 e 21 de janeiro. Já o segundo curso será de Primeiros Socorros, abordando conceitos básicos, funções do socorrista, avaliação da vítima e sinais vitais, nos dias 23 e 24 de janeiro.

As inscrições estão abertas para pessoas maiores de 18 anos e podem ser realizadas pelo telefone (42) 3179-0160 ou presencialmente na Secretaria de Cultura, localizada na Rua Julieta Veiga Queiroz, nº 393.

tags:

Compartilhe:

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Homem é preso após agredir por horas e ameaçar matar mulher em Piraí do Sul
Piraí do Sul homologa resultado final de processo seletivo para estagiários
Motociclista fica em estado grave após colisão envolvendo moto, caminhão e SUV
Piraí do Sul recebe veículo para fortalecer atendimento ao trabalhador
Caminhoneiro morre em grave acidente na PR-151 entre Piraí do Sul e Jaguariaíva.

MZ Play

Fenômeno Mundial na Internet Overdriver Duo faz show em Curitiba

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE