Nesta quinta-feira (21), a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil reagiu à ameaça do ministro Alexandre de Mores, do Supremo Tribunal Federal (STF), de punir bancos brasileiros que aplicarem sanções estrangeiras.
A representação diplomática estadunidense afirmou através de nota o país continua firme no “compromisso em responsabilizar violadores de direitos humanos por meio de medidas como as sanções da Lei Global Magnitsky“.
<blockquote>“Essas sanções impostas pela legislação americana são ferramentas essenciais de responsabilização e não podem ser enfraquecidas sem gerar consequências financeiras significativas”, disse a embaixada dos EUA.</blockquote>
Além disso, a embaixada disse que a decisão de Moraes está equivocada
<blockquote>“As declarações do ministro Alexandre de Moraes, incluindo as que tratam de exigências para bancos brasileiros, estão fundamentalmente equivocadas e refletem um padrão preocupante de abuso de poder judicial”, complementou.</blockquote>
Além de se opor as falas de Moraes, a embaixada ainda questionou o governo brasileiro: “Os líderes eleitos do Brasil agirão de forma decisiva para se opor a essa situação?”.
Com informações do Portal Metrópoles