PUBLICIDADE

Piraí do Sul
10º,16º

Piraí do Sul

Ouça agora:

Search
Close this search box.

Piraí do Sul
18º, 28º

Ouça agora:

Search
Close this search box.
Jaguariaíva encerra Abril Azul com palestra de Marcos Petry

Compartilhe:

A campanha Abril Azul, dedicada à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), encerrou com um evento marcante na tarde de segunda-feira (14). Promovida pela Prefeitura Municipal de Jaguariaíva, a palestra “Autismo na Visão de um Autista” reuniu autoridades, educadores, profissionais da saúde e familiares de pessoas com TEA em um momento de reflexão, empatia e aprendizado.

Conduzida pelo escritor, músico, ativista e produtor de conteúdo digital Marcos Petry, acompanhado de sua mãe, Arlete Petry, e apoio de seu pai Orlando, a palestra proporcionou ao público uma vivência autêntica sobre os desafios e conquistas do autismo, sob o olhar de quem vive a condição. Ele e sua mãe reforçaram que o autismo é uma condição neurológica complexa que afeta linguagem, comunicação, interação e comportamento social, exigindo uma abordagem individualizada, empática e inclusiva.

Marcos abordou temas como as estereotipias, o processo de socialização e a importância da inclusão, utilizando memórias e experiências aplicáveis ao dia a dia de famílias e profissionais. Arlete, por sua vez, compartilhou sua trajetória como mãe dedicada, que desde o nascimento do filho enfrentou um diagnóstico desafiador e buscou, com persistência e amor, métodos para estimular seu desenvolvimento.

O palestrante, que desde a infância supera também dificuldades motoras, encantou também com apresentação musical, tocando violão e cantando em diferentes idiomas, mostrando com beleza e arte a possibilidade de enfrentar as barreiras do espectro. “Que sejamos protagonistas e participantes da sociedade de fato”, disse ao concluir sua participação.

Programação

A programação do Abril Azul em Jaguariaíva também promoveu uma Caminhada de Conscientização, chamando a atenção para o tema na cidade, e uma Roda de Conversa com a terapeuta ocupacional Mariana Ruffato, fortalecendo o diálogo entre famílias, profissionais e a comunidade.

tags:

Compartilhe:

PUBLICIDADE

Últimas notícias

ASSISTA: Jovem é apreendido após fuga da polícia em Piraí do Sul e grava vídeo pedindo desculpas
Concessionária confirma novas balanças com sistema moderno de pesagem na PR-151
Homem preso por violência doméstica em Piraí do Sul segue detido na cadeia
Motorista fica ferido após carro bater em barranco em rodovia de Piraí do Sul
Vagas de emprego disponíveis para hoje em Piraí do Sul

MZ Play

Fenômeno Mundial na Internet Overdriver Duo faz show em Curitiba

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE