PUBLICIDADE

Piraí do Sul
10º,16º

Piraí do Sul

Ouça agora:

Search
Close this search box.

Piraí do Sul
18º, 28º

Ouça agora:

Search
Close this search box.
Ministério Público do Paraná fiscaliza a destinação de resíduos sólidos em 31 municípios do estado durante a Operação Percola IV

Compartilhe:

O Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio do núcleo de Santo Antônio da Platina do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema), realizou, na semana passada — entre os dias 13 e 17 de outubro —, a Operação Percola IV. A ação teve como objetivo o levantamento e diagnóstico dos locais de destinação e de disposição final ambientalmente adequada de resíduos sólidos e rejeitos em 31 municípios do Norte Pioneiro do estado, situados na área de atuação da regional.

Durante as inspeções, foram encontradas inúmeras irregularidades relacionadas à gestão de resíduos sólidos urbanos e aos passivos ambientais. Com base nos resultados, o MPPR adotará as medidas cabíveis para a correção das inconformidades identificadas.

Parceiros

A operação foi realizada em parceria com o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente e de Habitação e Urbanismo, os escritórios regionais de Cornélio Procópio e Jacarezinho do Instituto Água e Terra (IAT), e a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.

Ao todo, 25 servidores dessas instituições participaram da ação, formando quatro equipes que atuaram de forma simultânea. Elas realizaram inspeções nas atividades de coleta, transbordo, transporte, destinação para reuso ou reciclagem e disposição final dos resíduos. Além disso, visitaram entidades que realizam a triagem dos recicláveis.

Irregularidades

Entre os problemas identificados durante a fiscalização, destacam-se: ausência de licenciamento ambiental em áreas conhecidas como “bota-fora” ou funcionamento apenas com licença de instalação; falta de tratamento da fração orgânica e de cobertura diária; disposição irregular de resíduos; aterros municipais com falhas na operação e execução de projeto (apesar de estarem impermeabilizados).

Também foram flagradas situações de queima de resíduos a céu aberto; coleta seletiva e reciclagem ineficientes; falta de gestão dos resíduos da construção civil; ausência de poda/capina, de isolamento das áreas e de cortina vegetal, além da presença de animais (cães, gatos, gado e aves) nos locais de destinação dos resíduos.

imagem ilustrativa

tags:

Compartilhe:

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Motorista fica ferido após carro bater em barranco em rodovia de Piraí do Sul
Vagas de emprego disponíveis para hoje em Piraí do Sul
Saúde alerta para cuidados contra a dengue no Dia de Finados em Piraí do Sul
Procon-PR promove mutirão de renegociação de dívidas e educação financeira
Câmara realiza 37ª Sessão Ordinária com foco em saúde pública e demandas comunitárias

MZ Play

Fenômeno Mundial na Internet Overdriver Duo faz show em Curitiba

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE