O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial para Telêmaco Borba e cidades dos Campos Gerais, válido entre as 3h desta segunda-feira (25) até as 3h de terça-feira (26).
De acordo com o aviso, o fenômeno prevê chuvas de até 30 mm por hora e ventos que podem chegar a 60 km/h. O INMET alerta para riscos como corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Níveis de severidade dos alertas do INMET:
-
Amarelo – Perigo potencial
-
Laranja – Perigo
-
Vermelho – Grande perigo
O alerta atual é de nível amarelo, o que significa que há possibilidade de transtornos, mas em intensidade considerada moderada.
Cidades sob alerta amarelo de chuvas intensas:
-
Arapoti
-
Castro
-
Jaguariaíva
-
Palmeira
-
Tibagi
-
Carambeí
-
Imbaú
-
Piraí do Sul
-
Reserva
-
Telêmaco Borba
-
Ventania
-
Ortigueira
-
Sengés
A orientação é para que a população evite se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Em casos de emergência, a recomendação é acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).