Na madrugada desta segunda-feira (1º), por volta das 0h40, a equipe da 5ª Companhia de Operações com Cães da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) realizou uma ação de fiscalização em rodovias estaduais com foco em crimes relacionados a entorpecentes, resultando na prisão de dois homens e na apreensão de grande quantidade de drogas em Piraí do Sul.
A abordagem ocorreu na PR-151, no km 265, quando os policiais interceptaram um ônibus, que fazia o itinerário Foz do Iguaçu a São Paulo. Durante a fiscalização, o cão farejador Máximus foi empregado nas buscas junto ao bagageiro do veículo e indicou a presença de substâncias ilícitas em duas malas de viagem pretas.
Ao abrir as bagagens, a equipe encontrou 25,386 kg de maconha prensada, distribuída em 34 tabletes; 5,840 kg de capulho, em 20 invólucros; dois celulares; cupons de embarque correspondentes às bagagens e duas malas de viagem.
Através dos cupons de embarque, os policiais identificaram os responsáveis pelas bagagens: um homem de 19 anos, de nacionalidade paraguaia, e outro de 26 anos, brasileiro. Ambos foram retirados do ônibus e receberam voz de prisão pelo crime de tráfico de drogas. Segundo os autores, o destino final das drogas seria a cidade de São Paulo.
Após a confecção dos documentos e pesagem dos entorpecentes no posto da PRE de Piraí do Sul, os envolvidos foram encaminhados à delegacia de Polícia Civil de Castro para lavratura do flagrante.