PUBLICIDADE

Piraí do Sul
10º,16º

Piraí do Sul

Ouça agora:

Search
Close this search box.

Piraí do Sul
18º, 28º

Ouça agora:

Search
Close this search box.
Rota Turística do Morango integra agricultura e turismo e amplia renda nas propriedades

Compartilhe:

Em outubro de 2025, durante o XI Simpósio Nacional do Morango, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) anunciou a abertura da Rota Turística do Morango Paranaense. A iniciativa é uma parceria com os produtores de morango da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), envolvendo inicialmente os municípios de São José dos Pinhais, Araucária, Colombo, Tijucas do Sul e Agudos do Sul, com previsão de expansão para outras regiões.
A ideia é aliar o turismo rural ao agronegócio, oferecendo atrativos para os visitantes como a oportunidade de conhecer de perto os locais de cultivo e poder fazer a colheita do morango fresco direto do pé para o consumo. Ao todo, 12 propriedades rurais fazem parte do projeto e os primeiros resultados já estão aparecendo.
Produção
O Paraná produziu, em 2024, cerca de 34,2 mil toneladas de morango, ocupando a segunda posição nacional, atrás apenas de Minas Gerais. Só na região de Curitiba foram produzidas 11,9 mil toneladas no mesmo ano. O preço médio do quilo girou em torno de R$ 20,60. Ainda em 2024, o maior produtor do Estado foi o município de Jaboti (4,6 mil toneladas), seguido de Piraí do Sul (3,6 mil toneladas). São José dos Pinhais ocupa a terceira colocação (3,3 mil toneladas).  Os dados são do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab).
De acordo com ela, a criação da Rota dos Morangos trouxe uma visibilidade muito maior para o trabalho desenvolvido na região. “Percebemos mais alcance nas redes sociais, uma divulgação mais espontânea. A gente conseguiu alcançar mais clientes. Estamos com uma expectativa muito grande da rota ser um sucesso, tanto para a gente quanto para os outros produtores que também estão fazendo parte”, explica ela, destacando o apoio do IDR-Paraná. “O apoio técnico do instituto aqui na nossa chácara está sendo fundamental. Sempre que a gente precisa, eles estão nos orientando, ofertando sempre cursos para o nosso conhecimento, dando um suporte na nossa produção. Para a gente, o acompanhamento deles faz toda a diferença”, acrescenta.
O IDR-Paraná atua em parceria com os produtores, oferecendo orientação técnica e acompanhamento contínuo sobre sistemas de plantio, manejo de pragas, seleção de frutos e ponto ideal de colheita. “Esses empreendimentos devem aumentar o seu ticket médio. Depois da divulgação da Rota Turística do Morango Paranaense, o pessoal tem procurado os estabelecimentos com maior frequência, maior interesse. A ideia é que esses estabelecimentos recebam mais turistas rurais do que vinham recebendo”, afirma Raphael Branco de Araújo, engenheiro agrônomo do IDR-Paraná.

tags:

Compartilhe:

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Rota Turística do Morango integra agricultura e turismo e amplia renda nas propriedades
Empresa do agronegócio divulga vagas de emprego em Piraí do Sul
Rodovia de Piraí do Sul recebe balança inteligente que pesa caminhões sem precisar parar
Ações de fiscalização resultam na apreensão de motocicletas e bicicletas elétricas irregulares na região pela PM 
Homem morre após escorregar e cair com criança no Rio das Cinzas

MZ Play

Fenômeno Mundial na Internet Overdriver Duo faz show em Curitiba

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE