PM salva criança engasgada após palestra em escola municipal de Ponta Grossa
Policial Ponta Grossa

PM salva criança engasgada após palestra em escola municipal de Ponta Grossa

19/06/2024 | 18:00 Por Redação

Um policial militar que palestrava na escola municipal Francisco Constant Degraf, em Ponta Grossa, Campos Gerais do Paraná, salvou a vida de um aluno de 8 anos na manhã de terça-feira (18). O menino se engasgou com comida, chegou a desmaiar, mas foi salvo pela ação rápida do policial.

O incidente ocorreu por volta das 9h40, na região do Sabará. As câmeras de segurança da escola registraram o momento em que a criança, após engasgar, corre em busca de ajuda, cai no chão e começa a se debater. Uma funcionária da escola tenta aplicar a manobra de Heimlich, mas o aluno desmaia. Em seguida, o sargento Alessandro Silva da Costa, que estava na escola como instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), intervém, aplica a técnica corretamente, e consegue desobstruir as vias aéreas do garoto, que recobra os sentidos. A equipe acionou o atendimento médico logo após.

O sargento Costa, que atua no Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, relatou que estava aguardando uma viatura para deixá-lo na escola quando uma pedagoga o chamou pedindo ajuda. “Pedi a Deus que me guiasse. Foi a primeira vez que utilizei a manobra de Heimlich fora de treinamentos”, explicou o policial.

Segundo o Ministério da Saúde, mais de 94% dos casos de asfixia por engasgo ocorrem em crianças menores de sete anos. Para bebês até um ano, recomenda-se dar cinco batidas nas costas, com a cabeça voltada para baixo, seguidas de cinco compressões no peito. Já para crianças maiores e adultos, a manobra de Heimlich consiste em compressões rápidas abaixo das costelas, empurrando para cima. A técnica deve ser aprendida por todos, pois pode ser realizada por qualquer pessoa treinada e é essencial para liberar as vias aéreas e expelir o objeto que causa a obstrução.

 

Com informações: G1 Paraná

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!