Nos últimos dias, a cidade californiana de Los Angeles, nos Estados Unidos, tem enfrentado uma série de incêndios devastadores. Até o momento, 24 pessoas perderam a vida e mais de 100 mil ficaram desabrigadas, entre elas, celebridades de Hollywood que viram suas mansões serem consumidas pelo fogo.
Para combater a propagação das chamas, uma substância cor-de-rosa chamada “Phos-Check” foi amplamente utilizada. Esse retardante de incêndio, uma mistura que inclui água, fertilizantes e óxido de ferro, foi disperso pelas ruas da cidade através de aviões e helicópteros, formando uma camada protetora antes que o fogo chegasse às áreas vulneráveis.
O Phos-Check é aplicado estrategicamente para resfriar e cobrir materiais orgânicos, diminuindo a velocidade com que o fogo se propaga ao esgotar seu oxigênio e alterar a combustão dos combustíveis. Esse método tem sido utilizado nos EUA desde os anos 1960 e é considerado o retardante de chamas mais eficaz do mundo.
Segundo o Serviço Florestal dos Estados Unidos, o uso do Phos-Check tem um impacto significativo na redução da velocidade e da intensidade dos incêndios florestais. Embora eficaz, a substância não é despejada diretamente nas chamas, mas sim em áreas ainda não atingidas, para evitar que o fogo se alastre.