Polícia prende homem investigado por atuar como falso advogado em PG
Geral

Polícia prende homem investigado por atuar como falso advogado em PG

20/08/2025 | 08:46 Por Redação MZ

 

A Polícia Civil do Paraná, por meio do setor operacional da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa, cumpriu na tarde de terça-feira (19) um mandado de prisão preventiva contra um homem de 61 anos, investigado por se passar falsamente como advogado e cobrar honorários de clientes.

O investigado responde a pelo menos oito inquéritos policiais e já havia sido preso em flagrante em dezembro de 2024 por utilizar uma carteirinha falsa da OAB dentro do PROCON. Na ocasião, foi constatado que o número da carteirinha pertencia a uma advogada do Estado de São Paulo.

Segundo a polícia, o falso advogado atraía clientes oferecendo serviços como ingressar com processos de aposentadoria ou renegociar financiamentos de veículos. As vítimas, em sua maioria idosas, pagavam pelos serviços, mas nunca tinham suas demandas atendidas, sofrendo prejuízos financeiros e psicológicos.

O delegado Gabriel Munhoz, responsável pelo caso, afirmou que a prisão preventiva visa proteger a população de fraudes e coibir o exercício ilegal da advocacia, que prejudica não apenas as vítimas diretas, mas também a credibilidade do sistema judiciário.

O mandado foi cumprido em uma sala comercial na Rua XV de Novembro, no centro de Ponta Grossa, onde o investigado realizava suas atividades ilícitas.

A Polícia Civil reforça que denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo WhatsApp (42) 3219-2757, no setor operacional de Ponta Grossa.