DestaquesEducação

Ponta Grossa ganha estrutura do IFPR e vai abrir 40 vagas para curso no Ensino Médio

 

A instalação do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Ponta Grossa está prestes a ter início. O Conselho Superior (Consup) da Instituição aprovou a criação de um Centro de Referência na cidade e, nos próximos dias, será lançado o processo seletivo simplificado para o preenchimento de 40 vagas do curso técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, o primeiro curso presencial a ser ofertado pelo IFPR no município. Para 2022, está prevista a abertura de um segundo curso técnico integrado ao Ensino Médio, o de Mecânica.

Para a primeira turma, do curso de Informática, serão ofertadas 40 vagas. Como atualmente não é possível a aplicação de provas presenciais, que geram aglomeração de pessoas e podem contribuir para a disseminação do vírus que causa a covid-19, será realizado um sorteio público com transmissão pela internet, como ocorreu neste ano com os demais cursos técnicos de outras unidades do IFPR.

Para poder participar deste sorteio e concorrer a uma vaga, os candidatos precisarão ter o Ensino Fundamental completo. Os detalhes da seleção serão divulgados em breve, por ocasião da publicação do edital do processo seletivo. Entretanto, já está definido que as aulas devem começar no dia 9 de agosto, inicialmente de maneira remota e, quando for possível, no modelo híbrido ou totalmente presencial, a depender da evolução do controle da covid-19 no Paraná.

A nova unidade educacional do IFPR funcionará no imóvel contíguo ao Campus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no bairro Jardim Carvalho, que fica próximo ao centro da cidade, e irá compor o Parque Ecotecnológico Professor Sérgio Escorsim, que reúne a UTFPR, a Universidade Estadual de Maringá (UEPG), entre outras instituições e empresas de tecnologia, pesquisa e inovação.

“O centro de referência do Instituto em Ponta Grossa deve preencher a lacuna de ensino técnico gratuito na região, que não é oferecido desde que a UTFPR descontinuou a oferta desse nível de ensino para concentrar sua atuação nos cursos superiores e de pós-graduação”, comenta o coordenador do Centro de Referência do IFPR, Adriano Stadler.

“Nesse sentido, a ideia é a de que os cursos do IFPR em Ponta Grossa promovam Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, com foco na qualificação profissional, possibilitando a verticalização de ensino entre os cursos de nível médio (do Instituto) e superior (da Universidade), maximizando, com isso, a utilização de recursos públicos federais, tendo em vista que os convênios firmados preveem a utilização de estruturas já existentes da UTFPR, como laboratórios, refeitório e ginásio poliesportivo”, explica.

Estudantes dos municípios vizinhos também terão acesso ao Instituto, o que deve contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região dos Campos Gerais.

Parcerias

A instalação deste centro de referência está sendo viabilizada a partir de parceria entre IFPR, UTFPR e Prefeitura Municipal, que contam com o apoio da bancada de deputados federais do Paraná. O terreno de 50 mil m² onde a unidade está se instalando será doado pela Prefeitura. Uma emenda parlamentar no valor de R$ 800 mil garante a cobertura dos custos iniciais de instalação e de custeio. Para os exercícios seguintes, há a expectativa de manutenção desses investimentos, fundamentais para a consolidação do IFPR em Ponta Grossa.

Conheça o IFPR

Atualmente, o IFPR possui 20 campi; seis campi avançado; dois centros de referência em funcionamento e três em fase de implantação, incluindo o de Ponta Grossa, totalizando 31 unidades que ofertam ensino presencial, distribuídas entre todas as regiões do estado. O Centro de Referência do IFPR em Ponta Grossa ficará administrativamente vinculado ao Campus Curitiba do Instituto.

Outras informações e dados estatísticos sobre o IFPR estão disponíveis no Portal Info http://info.ifpr.edu.br/ , disponível no site www.ifpr.edu.br.

 

Posts relacionados
DestaquesPonta Grossa

falecimentos em Ponta Grossa

  Nome Sexo Data Sepultamento Hora Sepultamento Cemitério Mais Detalhes SANDRA MARA HERTAL FEM 04/08/2021 16:30 SANTA LUIZA Compartilhe isso:Facebook
BrasilDestaquesPolítica

Superman de Ponta Grossa é citado na CPI da Covid e diz que reverendo agiu de má-fé

A sessão desta terça-feira (3 de agosto) da CPI da Covid teve uma inusitada e inesperada participação de um nome do Paraná…. Compartilhe isso:Facebook
DestaquesParanáSaúde

Projeto define para quem deve ser destinada a 'xepa' da vacina contra covid no Paraná

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou nesta terça-feira (3) a proposição que trata da destinação… Compartilhe isso:Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat online
1
Olá. Posso ajudar?
tudo bem ?
Fique a vontade para mandar mensagem :)
faça parte do nosso grupo do Whatsapp