Ponta Grossa testa novo modelo de ônibus para o transporte coletivo
Geral Ponta Grossa Vitrine

Ponta Grossa testa novo modelo de ônibus para o transporte coletivo

03/09/2023 | 11:05 Por Nara Souza

O ônibus passará por um período de testes na cidade durante o mês de aniversário dos 200 anos

Através de parceria entre a Prefeitura de Ponta Grossa, Viação Campos Gerais (VCG) e Marcopolo, os usuários do transporte coletivo poderão utilizar, nos próximos dias, um ônibus com tecnologia limpa e renovável que será colocado em operação para avaliação de performance e desempenho com a topografia das linhas do Município.

A Viação Campos Gerais, concessionária do transporte coletivo de Ponta Grossa, acaba de receber um novo modelo de ônibus, 100% elétrico. O modelo Attivi, da Marcopolo, passará por um período de testes na cidade durante o mês de aniversário dos 200 anos.

“A realização dos testes com esse veículo elétrico é de extrema importância para que a cidade alcance o objetivo de disponibilizar um sistema de transporte coletivo moderno, eficiente, sustentável, ambientalmente e financeiramente viável. “O futuro do transporte coletivo segue essa tônica e tenho certeza que, através dos esforços conjuntos da Prefeitura, VCG, Marcopolo e a população, poderemos implementar soluções cada vez melhores, garantindo o direito ao transporte, ao direito de ir e vir, com um serviço cada vez melhor e mais alinhado às demandas de Ponta Grossa”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.

O diretor de Relações Institucionais da empresa, Rodrigo Venske, explica que as tratativas com a encarroçadora que agora também produz ônibus 100% elétrico começaram há alguns meses. “Após a interface que fizemos com a empresa, enviamos a proposta ao município que imediatamente acatou a oferta para a operação experimental”, conta. Segundo ele, essa iniciativa faz parte das ações da secretaria de Planejamento Urbano que tem testado opções de veículos com menor emissão de poluentes, como o veículo movido a GNV, que encerrou o período de testes no último dia 31 de agosto.

A expectativa é que o ônibus elétrico entre em operação no dia 11 de setembro, após treinamento dos colaboradores e procedimentos de documentação e seguro. O itinerário ainda será definido pela prefeitura nos próximos dias.

Sobre o ônibus
A carroceria modelo Attivi, da Marcopolo, que vem com o primeiro chassi elétrico produzido pela companhia, é desenvolvida com tecnologia nacional e importada. Segundo a fabricante, o projeto atende às diferentes possibilidades do setor de transportes nos mercados brasileiro e internacional, reforçando o investimento da companhia no segmento de elétricos, com foco em modais cada vez mais sustentáveis.

Ficha Técnica
Largura: 2.550 m
Comprimento: 13.200 MM
Autonomia: cerca de 300 km com carga completa.

da assessoria

Receba atualizações em seu WhatsApp diariamente! Participe do grupo do Portal MZ Notícias

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!