Nesta segunda-feira (05), nos EUA, quinze estados e um território dos EUA vão votar para eleger o candidato para concorrer a presidência dos EUA, o Estado do Iowa vai divulgar o resultado da votação pelos correios do Partido Democrata.
A Superterça pode ser a última chance da ex-embaixadora da ONU Nikki Haley de impedir o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, de garantir a indicação presidencial republicana em 2024.
Mais de um terço do número total de delegados está em jogo e um (bom) desempenho de Trump e Biden, os favoritos na disputa, pode aproximá-los das indicações dos partidos, que serão oficializadas para os republicanos em julho, na Convenção Nacional Republicana em Milwaukee, e em agosto, na Convenção Nacional Democrata em Chicago.
A Superterça se refere ao dia do ciclo das primárias presidenciais dos Estados Unidos em que a maioria dos estados vota.
O resultado dessa eleição vai definir quem serão os candidatos que vão disputar a presidência dos EUA na próxima eleição, além disso, o resultado dessa indicação partidária além do resultado das urnas vai refletir na política internacional.
Uma vez que, dependendo de quem vencer as eleições no país, vai influenciar determinado país aliado que pode se aproximar mais ou se afastar caso Trump vença as eleições. Isso influência no Brasil também, uma vez que Lula possuí uma “relação” diplomática maior com Biden.
bmmmxe