Prefeita  Elizabeth é alvo de críticas após viagem sem aviso durante crise hídrica na cidade
Política Vitrine

Prefeita  Elizabeth é alvo de críticas após viagem sem aviso durante crise hídrica na cidade

19/03/2025 | 07:22 Por redacao mz

A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (UB), retornou à capital paranaense na noite desta terça-feira (18), após um voo de conexão entre Brasília e Curitiba. Ela estava passando férias nos Lençóis Maranhenses com um grupo de amigas, quando fotos da viagem vazaram e geraram grande repercussão nas redes sociais. O que incomodou a população foi o fato de a prefeita não ter comunicado sua ausência, em meio a uma crise histórica no abastecimento de água que atinge quase 80% da cidade.

Durante o dia, Elizabeth foi alvo de intensas críticas de moradores, que expressaram sua indignação pela falta de sensibilidade em deixar a cidade em um momento tão crítico. A escassez de água levou à suspensão das aulas nas escolas municipais, ao adiamento de cirurgias eletivas e causou grandes impactos no comércio local e na rotina dos cidadãos.

Ao longo da terça-feira, representantes da sociedade civil, vereadores e deputados estaduais se mobilizaram para tentar pressionar a Sanepar, a companhia responsável pelo abastecimento de água, a resolver a situação. Enquanto isso, a prefeita estava ausente, em férias não anunciadas, em um destino turístico do Nordeste, o que gerou revolta nas redes sociais e provocou um protesto em frente à Prefeitura. Segundo informações, no mesmo voo que a prefeita estava, outras autoridades políticas do Paraná também embarcaram.

Apesar de ser reconhecido que todo gestor tem o direito de tirar férias, a principal crítica dos ponta-grossenses foi a forma como a prefeita se ausentou. Para muitos, a atitude de sair da cidade sem comunicar sua ausência e sem seguir os trâmites formais, como nomear o vice-prefeito para o cargo interinamente, foi vista como uma demonstração de descompromisso com a crise pela qual a cidade está passando.