Com a meta de ampliar a rede de proteção à mulher em Ponta Grossa, a Prefeitura tem investido em estratégias dedicadas à prevenção, acolhimento e acompanhamento de vítimas de violência. Entre as medidas tomadas nos últimos meses está à certificação de bares e estabelecimentos comerciais com o Selo Mulher + Segura PG.
O curso de certificação faz parte do Programa Mulher + Segura PG que prevê a realização de palestras junto às equipes dos estabelecimentos para que elas estejam aptas a reconhecer uma vítima de violência e com isso atuar na proteção dessa vítima.
Além de orientar sobre a disponibilização de um “Drink de Emergência”, que funciona como um código para que a mulher possa informar que passa por uma situação de assédio ou de violência no estabelecimento, a Prefeitura também trabalha na orientação dos funcionários sobre os protocolos para o acolhimento e proteção das vítimas no local.
Com isso, além de intenderem sobre como agir nestas situações, as equipes podem repassar informações sobre como a vítima pode proceder para a realização da denúncia junto às autoridades e quais os órgãos procurar, contribuindo assim para o reforço da segurança das mulheres e a diminuição das situações de risco a que elas possam estar passando naquele momento ou em algum outro momento e local.