Prefeitura renova contrato do EstaR Digital com empresa investigada na Operação Saturno
Política Vitrine

Prefeitura renova contrato do EstaR Digital com empresa investigada na Operação Saturno

16/08/2025 | 10:07 Por redacao mz

A Prefeitura de Ponta Grossa decidiu estender por mais 12 meses o contrato com a Cidatec Tecnologia e Sistema, responsável pela gestão do Estacionamento Regulamentado (EstaR Digital). O valor do novo aditivo é de R$ 1.767.147,48. Este já é o sétimo termo de prorrogação firmado entre o município e a empresa. A decisão foi publicada no Diário Oficial na última quarta-feira (13).

A Cidatec esteve no centro das investigações da Operação Saturno, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em dezembro de 2020. Na época, vereadores, diretores da empresa, empresários e o então presidente da extinta AMTT foram presos sob suspeita de corrupção ligada ao serviço do EstaR Digital.

Entre os denunciados estavam o ex-vereador Walter José de Souza, o “Valtão” (PRTB), e os empresários Antonio Carlos Domingues de Sá, Alberto Abujamra Neto, Celso Ricardo Madrid Finck (Cidatec) e João Carlos Barbiero, comunicador e proprietário de veículos de mídia locais.

O processo, porém, não avançou. Em novembro de 2021, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) anulou provas obtidas por interceptações telefônicas, entendendo que a autorização judicial não havia sido fundamentada de forma adequada. Com a decisão, as evidências centrais da acusação foram invalidadas, e não restaram elementos suficientes para o julgamento.

O Ministério Público do Paraná recorreu para tentar reverter a anulação, mas o TJ-PR manteve a decisão. Sem possibilidade de novos recursos, o caso será arquivado, sem definição sobre culpabilidade. Na prática, ninguém será julgado ou punido no caso do EstaR Digital.

Operação Saturno

A ação do Gaeco investigou um suposto esquema de direcionamento político para beneficiar a Cidatec na CPI do EstaR Digital. Segundo a denúncia, João Barbiero teria atuado como intermediário em negociações com vereadores, sendo o ex-vereador Valtão apontado como o principal articulador na Câmara Municipal.

Mesmo após o escândalo e a ausência de conclusão judicial, a Cidatec continua responsável pelo serviço na cidade, agora com mais um ano de contrato garantido.