O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, anunciou nesta sexta-feira (27) a dissolução do Parlamento e a convocação de eleições antecipadas para 23 de fevereiro de 2025. A decisão ocorre 11 dias após o chanceler Olaf Scholz, do Partido Social-Democrata (SPD), perder o voto de confiança do Bundestag, consequência do rompimento com o Partido Democrático Liberal (FDP), que sustentava o governo.
Steinmeier enfatizou a necessidade de uma campanha eleitoral “justa e transparente” e alertou sobre o risco de “influência estrangeira”, especialmente na rede social X, de Elon Musk, que tem criticado o governo e elogiado o partido de extrema direita Alternativa para a Alemanha (AfD), segundo colocado nas pesquisas.
A crise política se intensificou após Scholz demitir o ministro das Finanças, Christian Lindner, líder do FDP, devido a divergências sobre a condução econômica do país. A estagnação econômica, o fechamento de fábricas e o aumento do custo da energia, agravado pela guerra na Ucrânia, contribuíram para os baixos índices de aprovação do governo.
A campanha eleitoral ocorrerá em meio à comoção provocada pelo atentado de um imigrante saudita de extrema direita contra um mercado de Natal em Magdeburgo, que resultou em cinco mortes. As pesquisas indicam que a União Democrata Cristã (CDU), liderada por Friedrich Merz, é a favorita para vencer as eleições, embora não deva obter maioria parlamentar.
informações: via ANSA Brasil
imagem: reprodução Deutsche Welle
https://www.telqq.com Telegram群组,Telegram群组导航。收录Telegram上的优质频道和群组,打造一个高质量Telegram导航。TGNAV收录整理了Telegram上的许多优质频道、群组、机器人,帮助用户发现更多优质的群组。