O Hospital Geral de Massachusetts (MGH) anunciou um marco histórico na medicina nesta quinta-feira (21), revelando o primeiro transplante bem-sucedido de um rim de porco para um humano vivo. A cirurgia foi liderada pelo cirurgião brasileiro Leonardo Riella.
O paciente beneficiado foi Rick Slayman, um americano de 62 anos que sofria de doença renal crônica e corria risco de vida. Após um transplante tradicional em 2018, o órgão começou a falhar em 2023, levando à necessidade de uma solução inovadora.
A operação, realizada no sábado (16/3), durou cerca de quatro horas. O rim do porco foi geneticamente modificado em 69 aspectos para minimizar o risco de rejeição. Embora seja uma técnica experimental, o xenotransplante oferece esperança de ampliar a oferta de órgãos para transplantes.
Atualmente em recuperação, Slayman precisará de imunossupressores para evitar a rejeição, uma medida comum em transplantes humanos. Vale destacar que o rim é um dos órgãos com maior lista de espera para doação em todo o mundo, afetando milhares de pessoas, incluindo cerca de 39 mil brasileiros.
Com informações: Metrópoles