Eleições 2020

Problema no sistema de totalização atrasa a divulgação dos votos em todo Brasil

15/11/2020 | 19:56 Por Notícias Mz Modificado em 15, novembro, 2020 7:56

Um problema na comunicação entre o sistema de totalização dos votos e o de divulgação. É isto  que está causando lentidão na divulgação dos resultados nas eleições 2020.

Em Nota divulgada às 19h30min, o Tribunal Superior Eleitoral – TSE – informa que os técnicos estão resolvendo o problema do atraso inesperado, neste momento, para a retomada mais célere do processo de divulgação e ressaltou que o atraso não há relação com a tentativa de ataque cibernético registrada pela manhã. Não foi dada uma previsão de quando isso será resolvido.

Esta eleição é a primeira em que a totalização dos dados é feita toda pelo TSE, e não por cada um dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Segundo a Corte, isso traria algumas vantagens, como economia e segurança. O TSE diz que o atraso na divulgação dos resultados neste domingo não se deve a essa medida.

No sábado, o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, disse que, com a centralização da apuração no TSE, foi possível baixar os custos. Além disso, como não há mais 27 possíveis alvos de ataque, a vulnerabilidade diminuiu. Janino destacou que datacenter do TSE tem certificados internacionais de segurança.

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!


blank

Chat online
1
Fale com o Portal MZ!
Tudo bem?
Fique à vontade para mandar mensagem :)
Faça parte do nosso grupo do Whatsapp!!