Na noite de quarta-feira(24), durante Assembleia Geral, os professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) decidiram pela paralisação das atividades no dia 1º de agosto de 2024. A decisão foi anunciada pelo sindicato da categoria, o SindUEPG.
“A mobilização se faz necessária como instrumento de luta pelos direitos da categoria. O governo do Paraná não cumpre a lei que prevê o reajuste anual dos salários (data-base) há anos. Com isso, os docentes já acumulam perdas que chegam a mais de 39%”, afirma comunicado da entidade.
Os professores também reivindicam a realização de novos concursos públicos para efetivação de docentes e a revogação da Lei Geral das Universidades (LGU), que, segundo o SindUEPG, “precariza todos os dias as universidades paranaenses”.
“Um dia de paralisação é um dia de trabalho. Porém, é um dia de trabalho em defesa da categoria, em defesa dos direitos dos docentes”, declarou o presidente do sindicato, professor Volney Campos dos Santos. A programação da mobilização será divulgada em breve.
Foto: divulgação/SindUEPG.