Educação Paraná

Professores ocupam a ALEP, mas Estado mantém o PSS e tem 12 mil inscritos

19/11/2020 | 08:56 Por Notícias Mz Modificado em 19, novembro, 2020 8:56

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte registrou nesta quarta-feira (18) 12 mil inscritos no edital do Processo Seletivo Simplificado (PSS). Porém, os professores juntamente com a APP-Sindicato ocuparam a Assembleia Legislativa como forma de protestar diante das condições que as contratações serão feitas e após o governo afirmar que não haverá suspensão das provas. Outra questão debatida é a realização de provas durante o período de pandemia e o risco para a saúde de todos os envolvidos no processo seletivo.

Não houve confronto durante a ocupação, mas a Assembleia, em nota, lamentou e disse que “após a invasão da APP na ALEP,  as negociações com a categoria estão encerradas, o governo do estado não negocia com sindicato que não respeita as instituições democráticas.”

As contratações acontecem por PSS há mais de 15 anos e nunca foi realizada com prova e cobrança de inscrição. De acordo com a APP, o pedido do sindicato foi sempre de ampliação de contratações via concurso público, já que todos os anos são cerca de 28 mil profissionais temporários contratados.

Além da revogação do edital, os educadores também pedem pelo cancelamento do processo de terceirização de funcionários da escola, a prorrogação dos contratos desses profissionais contratados pelo regime PSS, pagamento do salário mínimo regional e das promoções e progressões.

Neste ano, o processo seletivo tem algumas mudanças. Será aplicada uma prova de conhecimento da área em que o candidato se inscreveu e em que pretende dar aula. O tempo de serviço e a prova de títulos – critérios utilizados em anos anteriores – continuam compondo parte importante do processo de seleção.

Originalmente, estavam planejadas redação e banca avaliativa, mas segundo o Secretário Estadual de Educação, Renato Feder, após diálogo com os professores foi decidido pela não utilização desses formatos de avaliação. “Estamos aprimorando o processo de seleção dos profissionais da nossa rede, ao mesmo tempo em que mantemos a valorização dos profissionais que já contam com uma titulação e experiência, e que compartilham de uma caminhada com a gente”, disse o secretário estadual da Educação e do Esporte, Renato Feder.

Para participar, os candidatos deverão pagar taxa que varia de R$ 60 (para uma disciplina) a R$ 105 (para duas disciplinas).

As provas serão aplicadas em 13 de dezembro nas cidades-sede dos Núcleos Regionais de Educação. No dia da avaliação serão adotadas normas rígidas de prevenção da Covid-19, seguindo protocolo da empresa que organiza a prova, além de determinações da Secretaria de Estado da Saúde.

TÍTULOS – Para facilitar as inscrições, o candidato deverá cadastrar seus documentos em ambiente virtual, que vai permitir anexação dos títulos. Esses documentos vão representar até 40 pontos do processo de seleção, valendo diplomas de pós-graduação, como de especialização, mestrado ou doutorado. A prova de títulos vai compreender também o tempo de serviço. Cada ano de magistério vai contar três pontos, com o máximo de 21 pontos, dentro de um total de 40.

O número de questões das provas vai depender da quantidade de disciplinas/eixos tecnológicos selecionados na inscrição. O tempo máximo para realização da prova também vai variar de conforme as opções selecionadas na inscrição.

GRUPOS DE RISCO – Parte dos profissionais selecionados substituirá professores do grupo de risco da Covid-19 sem possibilidade de atuar presencialmente. Entretanto, a prova e a seleção estão abertas a todos os profissionais, inclusive aos candidatos do grupo de risco.

A realização da prova seguirá todo o protocolo de segurança determinado pela Secretaria de Estado da Saúde. A classificação do profissional do grupo de risco está garantida e mantida. Ele será chamado assim que acabar a situação emergencial da pandemia.

 

 

Com informações da Agência Brasil

What do you want to do ?

New mail

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!


Chat online
1
Fale com o Portal MZ!
Tudo bem?
Fique à vontade para mandar mensagem :)
Faça parte do nosso grupo do Whatsapp!!