O projeto Santa Arte prepara a estreia do novo espetáculo “O melhor presente do mundo” no dia 30 de março, no Teatro Marista. Iniciado em 2024 através de uma parceria entre a ABC Projetos Culturais e a Santa Casa de Ponta Grossa, o projeto promove aulas de teatro semanais a pacientes, familiares e profissionais da saúde, propiciando através da arte uma ressignificação do próprio ambiente hospitalar e da relação das pessoas com os desafios que envolvem a saúde.
O Santa Arte é aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio das empresas Postos Mahle, Grupo Fancar, Morro Chato Agropecuária, Supermercado Rickli e Colégio Sepam, além do apoio do Colégio Marista Pio XII, do Premium Vila Velha Hotel e da ONG Doutores Palhaços – SOS Alegria.
As oficinas são ministradas todas as quartas-feiras pelos artistas Bruno Madalozzo e Michele Vaz, com a direção artística de Raul Figueiredo. As atividades acontecem na sede da ONG Doutores Palhaços – SOS Alegria, com ensaios também aos finais de semana.
Em novembro do ano passado o grupo já apresentou o espetáculo “O Expresso Azul: entre encontros e despedidas”, no Teatro Marista, envolvendo o público num roteiro emocionante que abordou o dia a dia de um hospital, as relações que pacientes constroem entre si e com os profissionais de saúde enquanto estão em tratamento, e as idas e vindas do ambiente.
“O Projeto Santa Arte tem transformado a experiência dos nossos assistidos, trazendo mais humanização e conforto para pacientes, familiares e colaboradores. Acompanhamos cada etapa do desenvolvimento do projeto, que culminou na emocionante apresentação de novembro; agora, retomamos os ensaios para mais uma exibição em março, fortalecendo ainda mais essa iniciativa”, afirma Juarez Antôni Carvalho, provedor da Santa Casa de Ponta Grossa.
Novo espetáculo
Em março o projeto apresenta a peça “O melhor presente do mundo”, que narra a história de uma menina que perdeu o avô e encontra apoio através de um amigo “inusitado”, que ganha vida para mostrar a ela a força dos laços afetivos. Segundo Raul Figueiredo, o roteiro do novo espetáculo foi construído com base em um mote que a equipe da Santa Casa lhe trouxe com algumas palavras-chave, como amizade, respeito, saúde, acolhimento e amor.
“A peça trabalha a ideia de que o maior presente da vida é ter alguém ao nosso lado. Muitas vezes as pessoas estão juntas, almoçando na mesma mesa, mas separadas pelo celular e pela falta de diálogo. O melhor presente do mundo é a presença real de quem amamos”, explica Raul.
O oficineiro do projeto, Bruno Madalozo, conta que durante os ensaios os integrantes passam por todos os personagens propiciando uma construção coletiva do espetáculo. “Com isso, cada um também acaba desenvolvendo a persona do papel que assumirá”, destaca.
Informações: Assessoria