A partir de hoje (30) inicia-se a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. A partir de hoje e até 3 de outubro, os veículos de comunicação reservarão horários específicos para que os candidatos a prefeito e vereador apresentem suas propostas para as eleições.
Durante esse período, as emissoras exibirão os programas eleitorais dos concorrentes ao cargo de prefeito e vereador, com o primeiro turno das eleições agendado para o dia 6 de outubro. Para as cidades que tiverem segundo turno para a prefeitura, a propaganda eleitoral será transmitida entre 11 e 25 de outubro, com a votação marcada para 27 de outubro.
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, destacou a relevância da propaganda eleitoral gratuita para o processo democrático. “Através do horário eleitoral gratuito, a população tem a chance de conhecer melhor as propostas e os candidatos, o que é essencial para a democracia. É um espaço importante para a informação e a participação cidadã”, afirmou a ministra.
Os horários para a propaganda eleitoral gratuita são os seguintes:
- Rádio: das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10.
- Televisão: das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.
Os programas eleitorais serão divididos em blocos de 10 minutos, de segunda a sábado, para candidatos a prefeito. Já a publicidade dos candidatos a vereador será feita por meio de inserções ao longo da programação das emissoras, totalizando 70 minutos diários de veiculação. Esse tempo será dividido entre 40% para os candidatos às Câmaras Municipais e 60% para os candidatos a prefeito. As inserções serão exibidas entre 5h e meia-noite.
Vale lembrar que a campanha eleitoral já está em andamento desde 16 de agosto, permitindo que os candidatos promovam suas propostas nas ruas, na internet e nas redes sociais.