A sede da delegacia da Receita Federal de Ponta Grossa foi palco de uma ação inédita na quarta-feira (30): um curso intensivo de capacitação voltado ao combate à lavagem de dinheiro, ministrado pelo delegado da Receita Federal, Remy Deiab Junior, para delegados da Polícia Civil do Paraná (PCPR) de toda a região dos Campos Gerais.
O treinamento representou o estreitamento da parceria entre a Receita Federal do Brasil (RFB) e a PCPR no enfrentamento à criminalidade. A capacitação abordou desde conceitos introdutórios — como fases, características, indícios e impactos da lavagem de dinheiro — até temas mais complexos, como fluxos internacionais de recursos, sistema dólar-cabo, paraísos fiscais, offshores, trusts e as principais tipologias utilizadas por criminosos.
Foram analisados casos envolvendo o uso de loterias, obras de arte, imóveis, empresas de fachada, fraudes no comércio exterior, criptoativos, mercado negro de câmbio, licitações superfaturadas e fraudes em ONGs. Também foram explorados os aspectos penais e processuais penais relacionados ao tema, além do papel da Receita Federal no combate a esses crimes.
O evento foi marcado por intensa interação entre as autoridades, troca de experiências e aprendizado mútuo. Ao final da capacitação, o delegado-chefe da Polícia Civil em Ponta Grossa, dr. Nagib Nassif Palma, agradeceu à Receita Federal pela parceria e destacou a importância do conteúdo para fortalecer as investigações na região.
Ele também convocou os delegados presentes a aplicarem os conhecimentos adquiridos no combate à lavagem de dinheiro e a delitos associados, como tráfico de drogas, homicídios, organização criminosa, crimes patrimoniais e fraudes digitais.