O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou nesta quarta-feira (12) que o país fará “anúncios substanciais” nos próximos dias com o objetivo de reduzir os preços de produtos importados, incluindo café, bananas e outros itens não cultivados nos EUA. Segundo Bessent, a expectativa é que os preços caiam “muito rapidamente”, beneficiando os consumidores americanos já no primeiro semestre de 2026.
O anúncio ocorre um dia após o presidente Donald Trump declarar à Fox News que os Estados Unidos reduzirão “algumas tarifas de importação de café”.
O Brasil, um dos maiores exportadores de café do mundo, enfrenta atualmente uma sobretaxa de 50% sobre suas exportações para os EUA, que provocou uma queda de 46% nas vendas em agosto, segundo a Cecafé. O país aguarda que as medidas americanas incluam o fim desse tarifação.
O governo brasileiro, por meio da chancelaria e de negociações entre o presidente Lula e Trump, busca não apenas a redução das tarifas sobre o café, mas também sobre todos os produtos brasileiros exportados para os EUA. Até o momento, porém, nenhum anúncio oficial foi feito.





