Faz 75 anos que a Maria Fumaça de Ponta Grossa não é mais utilizada nas antigas ferrovias que serviam para transportar passageiros na antiga Estação Saudade da cidade. Isso ocorreu devido à retirada dos trilhos na década de 90.
Como uma lembrança da época de ouro das ferrovias municipais, a administração da época optou por deixar a antiga locomotiva em exposição no Parque Ambiental.
Contudo, os chuvas e os ventos causaram danos à Maria Fumaça. Vale ressaltar que apenas recentemente o trem foi oficialmente transferido pelo Governo Federal para o município. E recentemente, a locomotiva foi cedida ao Serviço Social do Comércio (SESC), que será responsável por reformá-la e realizar todos os cuidados necessários.
Vale ressaltar que, nos últimos anos houve uma demanda popular para reformar a Maria Fumaça, mas isso não poderia acontecer, pois até então era propriedade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) do Governo Federal. A última reforma que a locomotiva recebeu ocorreu ainda em 2019, quando o Exército, com os militares envolvidos ao lado de servidores da Prefeitura de Ponta Grossa, se uniram por 45 dias para fazer a reforma do item.