Na próxima semana, mais uma escola particular retorna as aulas presenciais em Ponta Grossa. Os demais colégios da rede privada estão retornando de maneira gradativa ou estão trabalhando com atividades extracurriculares.
Cada colégio vem trabalhando de acordo com o calendário de atividades pré-estabelecido. Assim, cada um tem autonomia para decidir se o retorno será ou não viável, isso porque já se encaminha para o final do ano letivo e início das férias. Algumas escolas optaram por permanecer apenas com atividades extracurriculares presenciais, enquanto outras, retomaram as aulas presenciais de forma escalonada.
O decreto publicado, em 18 novembro, no Diário Oficial do município autorizou a retomada das aulas presenciais da rede privada de ensino em Ponta Grossa, de forma híbrida. Sendo um “meio-termo” entre o presencial e o online. A partir da autorização, o presidente do Sindicato das Escolas Particulares (Sinep), Osni Mongruel Junior, informou que ao menos quatro colégios da cidade retomaram as aulas em sala dentro de uma semana.
As escolas estão priorizando medidas para distribuir as aulas presenciais entre os dias da semana, intercalando as séries ou turmas com o fim de evitar maior concentração de alunos no ambiente escolar. E mantém o ensino remoto para aqueles alunos dos quais os pais ou responsáveis optarem pelo não encaminhamento às aulas presencias.
Para além das aulas presenciais, Osni conta que desde o dia 19 de outubro boa parte dos colégios estão oferecendo atividades extracurriculares presencialmente, sendo aulas de reforço, esportes e demais áreas. No entanto, as atividades são limitadas a pequenos grupos de crianças e com foco na retomada pedagógica.
O retorno híbrido, gradual e responsável das aulas presenciais é possível desde que atenda a Resolução da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, que regulamentou medidas de prevenção, monitoramento e controle da COVID-19 nas instituições de ensino.
Ensino público segue suspenso
Não há qualquer novidade sobre as escolas públicas municipais e estaduais. O ensino nestas unidades segue suspenso desde o dia 20 de março e sem previsão de retorno.
Portal Mz Notícia