Após o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu encontrar o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, nesta segunda-feira (29/9), foi anunciado que existe um plano de paz para Gaza.
“Se aceita pelo Hamas, essa proposta pede a libertação de todos os reféns imediatamente, ou no máximo em 72 horas”, disse Trump.
Além disso, o líder estadunidense anunciou que Israel concordou com a proposta.
O plano, que contém 20 pontos, estabelece que a Faixa de Gaza deve se tornar um território livre do terrorismo e garante que qualquer ação de Israel contra ameaças será totalmente respaldada pelos EUA.
Além disso, o plano prevê ainda que membros do Hamas que aceitarem a coexistência pacífica com Israel terão anistia.
Por sua vez, Netanyahu defendeu que a proposta oferece uma oportunidade para encerrar o conflito sem novo derramamento de sangue, mas disse também que Israel pode agir sozinho se necessário.