Durante a noite de ontem, no show da turnê Numanice 3, Ludmilla e Brunna Gonçalves emocionaram o público ao anunciarem que estão esperando um bebê. O casal, que iniciou o processo de fertilização in vitro (FIV) no ano passado, revelou detalhes sobre o procedimento em uma entrevista ao programa *Fantástico*. A gravidez chega após meses de preparação e exames, feitos em uma clínica de inseminação nos Estados Unidos.
De acordo com o relato de Ludmilla, o processo de FIV começou com exames realizados em Miami, na Flórida. Ela lembra com carinho do momento em que, durante a consulta na clínica, “quando a gente foi nessa clínica, parecia que já estávamos grávidas, porque tivemos de fazer o ultrassom para ver se estava tudo certinho. Daqui a pouco vai ser o nosso neném ali na tela”. Esse primeiro passo foi uma etapa emocional importante para o casal, que já vislumbrava a possibilidade de ser mães.
A FIV, método de reprodução assistida, envolve a fertilização dos óvulos em laboratório, onde o espermatozoide é inserido diretamente em cada óvulo. Após a fertilização, os embriões são cultivados e, em seguida, transferidos para o útero. O processo inicial inclui estimulação ovariana, que faz com que os ovários produzam múltiplos óvulos, para aumentar as chances de sucesso da fertilização. O procedimento tem um custo elevado, chegando a até R$ 50 mil, mas também é oferecido gratuitamente pelo SUS em 12 hospitais especializados.
Embora o processo seja complexo, a chance de sucesso da fertilização in vitro é de cerca de 40%, segundo a médica especialista Larissa Matsumoto. Diversos fatores podem influenciar esse resultado, incluindo a idade da mulher, a reserva ovariana e a qualidade do esperma. Para casais homoafetivos, a doação de esperma é uma alternativa viável para completar o processo de FIV.
Com informações: UOL: Foto: Reprodução