O prazo da janela partidária, período em que vereadoras e vereadores podem mudar de partido para concorrer nas Eleições de 2024, chega ao seu encerramento nesta sexta-feira (5). Estabelecido pela Lei dos Partidos Políticos, esse período de sete meses antes do pleito permite que detentores de cargos proporcionais, como vereadores, realizem mudanças ou novas filiações partidárias.
Em Ponta Grossa, as movimentações políticas têm sido intensas durante essa fase. Uma das mudanças mais notáveis é a saída da prefeita atual, Elizabeth Schmidt, do PSD, embora ainda não tenha oficializado sua nova filiação para concorrer à reeleição. Além disso, no Legislativo, várias mudanças de legenda já foram oficializadas, incluindo a filiação da Missionária Adriana ao PL, Celso Cieslak e Pastor Ezequiel ao Democracia Cristã, Dr. Erick ao Partido Verde (PV), Joce Canto ao Progressistas (PP) e o mandato coletivo representado por Josi Kieras, que migrou do Psol para o PT.
Para se filiar a um partido dentro do prazo estabelecido, é necessário que o interessado esteja com sua situação regular na Justiça Eleitoral e solicite sua filiação por meio do Sistema de Filiação Partidária (Filia). Essa filiação é um requisito essencial para quem pretende concorrer, juntamente com outros critérios como nacionalidade brasileira, alistamento eleitoral, domicílio no local de candidatura e atendimento à idade mínima exigida para cada cargo político.