O candidato da oposição, Yamandu Orsi, conquistou a presidência do Uruguai no segundo turno das eleições, marcando o retorno ao poder do partido liderado pelo ex-presidente José Mujica. Com 94,4% dos votos apurados, Orsi obteve 1.123.420 votos, superando o adversário de centro-direita, Álvaro Delgado, que recebeu 1.042.001 votos, conforme os resultados oficiais divulgados pelo Tribunal Eleitoral.
Em seu discurso aos apoiadores, Orsi, candidato da coligação de esquerda Frente Ampla e ex-professor de história, afirmou: “Serei o presidente que apela repetidamente ao diálogo nacional para encontrar as melhores soluções, naturalmente seguindo a nossa visão, mas também ouvindo com muita atenção o que os outros nos dizem”.
Álvaro Delgado, ex-veterinário e membro do Partido Nacional de direita, liderado pelo presidente Luis Lacalle Pou, reconheceu a derrota. “Hoje, o povo uruguaio escolheu [aquele] que ocupará a Presidência da República”, declarou Delgado, saudando Orsi em nome de “todos os membros da coligação [governamental]” que o apoiaram.
Orsi havia vencido o primeiro turno, realizado em 27 de outubro, com 43,9% dos votos, à frente de Delgado, que obteve 26,8%. No segundo turno, Delgado contou com o apoio de Andres Ojeda, do partido de centro-direita Colorado, que ficou em terceiro lugar com 16%.
Apesar da vitória, Orsi prometeu uma “mudança segura que não será radical” durante sua campanha, indicando que não haverá uma mudança drástica de rumo no governo.