Saiba quem era a “Japinha do CV”, morta com um tiro na cara durante megaoperação no Rio
Policial Vitrine

Saiba quem era a “Japinha do CV”, morta com um tiro na cara durante megaoperação no Rio

30/10/2025 | 14:03 Por Redação MZ

Conhecida como “Japinha do CV” ou “Penélope”, uma das principais soldados do Comando Vermelho (CV) no Rio de Janeiro, morreu após ser atingida por um tiro de fuzil no rosto durante a megaoperação realizada na última terça-feira (28). Segundo informações do portal Metrópoles, a traficante reagiu à abordagem policial, disparando contra os agentes, que revidaram.

 

A “Japinha do CV” era considerada uma das figuras mais influentes entre os líderes locais do tráfico, atuando na proteção de rotas de fuga e na defesa de pontos estratégicos de venda de drogas. Sua morte ocorre no contexto da Operação Contenção, que mobilizou cerca de 2,5 mil policiais civis e militares para desarticular lideranças do CV na região.

 

De acordo com o Governo do Rio, 121 pessoas morreram durante a ação, incluindo quatro policiais, 81 suspeitos foram presos e 93 fuzis apreendidos. A operação entra para a lista das mais letais da história do Rio de Janeiro, segundo levantamento do Grupo de Estudos de Novos Ilegalismos (Geni) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Entre as operações mais violentas, destacam-se o Complexo do Alemão e Penha em outubro de 2025, com mais de 120 mortos, e a Favela do Jacarezinho em 2021, com 28 mortos.