Uma jovem, de 19 anos, morreu na terça-feira (09), após ser atacado por um urso enquanto estava fazendo uma trilha nas montanhas de Bucegi, na Romênia. A vítima identificada como Maria Diana Cazacu estava acompanhada do namorado.
Segundo jornal New York Post, a jovem conseguiu ligar para o serviços de emergência para alertar a presença do urso. Em seguida, o animal agarrou uma das pernas de Diana e a arrastou por um penhasco.
“Ela estava apavorada… dava para perceber, ela estava gritando: ‘O urso está cada vez mais perto!’. Tudo estava acontecendo ao vivo, o atendente ouvia o namorado gritando que estavam sendo atacados pelo urso e que ele havia levado a menina. Foi terrível!”, declarou Dan Banu, chefe do serviço local de resgate nas montanhas.
Conforme os relatos da equipe de resgate, durante a retirada do corpo da jovem do local, eles encontraram o urso rondando o local. O animal foi morto a tiros após tentar atacar os socorristas.
De acordo com os relatos, a jovem estava aproveitando as férias escolares com o namorado e decidiram explorar a trilha que levava à cachoeira de Spumoasa. O namorado saiu ileso do ataque do animal. Em seguida, ele concedeu entrevista a mídia local.
““Foi inesperado. Tentei assustar o urso, mas o infortúnio aconteceu. Preferia que tivesse sido eu”, disse o namorado.
Conforme Sabin Corniou, presidente da Salvamont Romania, o comportamento agressivo é incomum para ursos. Segundo, Corniou, estes animais geralmente atacam quando se sentem ameaçados ou se há comida presente.
“É preciso ver exatamente o que influenciou. Talvez o calor, talvez alguma doença que o animal esteja sofrendo. Precisamos ver exatamente o que mudou seu comportamento tão radicalmente que acabamos com tais eventos”, disse Corniou.
A mãe da vítima relatou que a filha em outra ocasião já tinha sido perseguida por um urso. “Eu estava preocupada com essa montanha. Liguei para ela e disse para ela ter cuidado. Eu implorei a ela. Pelo que descobri com o pai dela, como ela não me contou, uma vez ela foi perseguida por um urso com um amigo”, pontua.