Cerimônia realizada pelo papa Leão XIV, a primeira do seu pontificado
Neste domingo (07), o Vaticano, às 10h no horário local (5h no horário de Brasília) irá canonizar o beato Carlo Acutis.
Carlo será conhecido como o primeiro santo da geração millennial – geração de pessoas nascidas entre as décadas de 1980 e 1990.
O Santo
Carlo Acutis era um adolescente quando morreu, tinha apenas 15 anos de idade, depois de ter um quadro agudo de leucemia.
Nascido em Londres em 1991,cresceu em Milão, na Itália.
O jovem gostava de jogar videogame e criar sites.
Tinha uma paixão pela Eucaristia e por Nossa Senhora.
Carlo ficou conhecido como padroeiro da internet, já que usava as redes para evangelizar. E por ter conhecimentos de engenharia da computação, criou um site dedicado a divulgar milagres eucarísticos.
O milagre
A canonização de Carlo Acutis será realizada após 5 meses de espera, já que havia sido inicialmente marcada para 27 de abril, durante o Jubileu dos Adolescentes, mas foi adiada em razão da morte do papa Francisco.
O reconhecimento da santidade de Carlo veio a partir de dois milagres. O primeiro, que levou à beatificação, ocorreu em 2013, em solo brasileiro, na capital sul-mato-grossense Campo Grande. À época, o menino Matheus Vianna, com 3 anos de idade, sofria de uma doença congênita no pâncreas e foi curado sem nenhum tipo de respaldo científico, ao tocar uma relíquia de Carlo.
O segundo milagre, de acordo com o Vaticano, refere-se à sobrevivência e rápida recuperação de Valéria Valverde, da Costa Rica. Em 2022, a jovem, então com 21 anos, estudava em Florença, na Itália, quando sofreu um grave acidente de bicicleta. A mãe de Valéria fez uma peregrinação à cidade de Assis para rezar pela cura da filha no túmulo de Carlo. No mesmo dia, a jovem começou a respirar sem aparelhos.
Com informações da Ag Brasil