O São Paulo está voltando, aos poucos, a ser o que era antes. Depois de praticamente uma década decepcionante para os são-paulinos, na qual o time não chegou a brigar por nenhum título, o Tricolor vem dando a volta por cima.
Em 2021, conquistou o Paulistão diante do Palmeiras, acabando com um jejum sem troféus que durava desde 2012, quando levantou a Copa Sul-Americana. Em 2022, alcançou outras duas finais: Campeonato Paulista e Copa Sul-Americana, ficando em segundo lugar em ambas.
Nesta temporada, o Tricolor alcançou a decisão da Copa do Brasil, batendo o Flamengo e se consagrando campeão do torneio pela primeira vez em sua história, em pleno estádio do Morumbi.
Por sinal, São Paulo e Flamengo são os clubes brasileiros que mais alcançaram finais de torneios em toda a história, de acordo com a divulgação do perfil ‘Noite de Copa’, no X (antigo Twitter). Os cariocas chegaram a 35 decisões, vencendo 19 vezes, enquanto o Tricolor chegou em 33, somando 16 troféus.
Estatísticas detalhadas
Dentre as 33 finais que o São Paulo alcançou, 10 delas foram nacionais e 23 internacionais (lidera no quesito). São 16 títulos e 17 vices, somando 48,48% de aproveitamento geral nas decisões.
Já o Flamengo chegou em 35 finais, sendo 21 nacionais (lidera no quesito) e 14 internacionais. São 19 títulos e 16 vezes em segundo lugar, obtendo um total de 52,28% de aproveitamento.