A Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) confirmou nesta terça-feira (22) a primeira morte por dengue no estado durante o atual período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024. A vítima foi uma adolescente de 15 anos, sem doenças preexistentes, residente no município de Abatiá, que faz parte da 18ª Regional de Saúde de Cornélio Procópio.
Além do óbito, o novo boletim semanal da dengue apontou 238 novos casos da doença, elevando o total para 2.937 casos confirmados em todo o Paraná. Desde o início do período, o estado já registrou 24.297 notificações relacionadas à dengue. O mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, tem atingido 350 municípios, sendo que 222 já possuem casos confirmados.
O relatório da Sesa também incluiu dados sobre outras arboviroses, como a Chikungunya e o Zika vírus, que são igualmente transmitidos pelo Aedes aegypti. No Paraná, foram confirmados 10 casos de Chikungunya e 187 notificações da doença. Em relação ao Zika vírus, até agora, o estado registrou nove notificações.
As autoridades de saúde reforçam a importância da prevenção e controle do mosquito transmissor, com ações como a eliminação de criadouros em áreas residenciais e públicas, visando reduzir os índices de contaminação.
Com informações: AEN| Foto: Sesa