Agronegócio Paraná Vitrine

Seca e geada acendem alerta de incêndios no Paraná

15/08/2021 | 17:46 Por Nara Souza Modificado em 15, agosto, 2021 5:46

Os meses de agosto e setembro são os períodos mais secos do ano no Paraná. A ocorrência de geadas fortes em diversas regiões do Estado aumentou a quantidade de material seco com potencial de disseminação de focos de incêndio.

Além disso, o Paraná passa por uma crise hídrica sem precedentes, desde 2018. Esses fatores acenderam o sinal de alerta para reduzir a chance de fogo descontrolado em áreas rurais.

Essas ocorrências, além de causarem prejuízos, colocam em risco a vida de animais e até mesmo de pessoas que vivem nas propriedades do estado.

O Corpo de Bombeiros explica que de janeiro a junho deste ano foram registrados 3.650 incêndios em áreas rurais. Nesse mesmo período em 2020, a corporação notificou 4.791 casos.

Os principais pontos de atenção são as áreas próximas a rodovias. “Nesses locais há incidência de incêndio causadas por pontas de cigarro acesas jogadas à beira da estrada, por exemplo. É preciso sempre manter as áreas próximas limpas, sem vegetação. A prevenção é sempre o melhor caminho para evitar prejuízos maiores”, enfatiza o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Rafael Lorenzetto.

Ainda de acordo com Lorenzetto, é preciso também evitar ao máximo usar o fogo como técnica de manejo nas lavouras. Além das rodovias, as estruturas das fazendas também devem estar sempre com os arredores limpos, sem mato alto em volta.

Em caso de incêndio de grande proporção não há como extinguir o fogo. Lorenzetto pontua que a prioridade é fazer com que o fogo se limite a áreas sem animais, veículos, insumos e, principalmente, casas.

A orientação é acionar o Corpo de Bombeiros por meio do telefone 193, ainda que não haja uma corporação próxima, há grupos de voluntários, brigadistas, Defesa Civil e uma série de organizações que podem auxiliar no controle dessas situações.

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Chat online
1
Fale com o Portal MZ!
Tudo bem?
Fique à vontade para mandar mensagem :)
Faça parte do nosso grupo do Whatsapp!!