DestaquesPolíticaPonta Grossa

Secretário da Prefeitura e reitor da UEPG são alvo de suspeita de nepotismo cruzado

 

 

Documentos apurados pelo Portal MZ Notícias apontam indícios da prática chamada nepotismo cruzado (troca de favores envolvendo parentes) entre o secretário de Governo da Prefeitura Municipal, Sebastião Mainardes Júnior, e o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto.

A redação reuniu uma série de documentos públicos, como atos de nomeação, holerites e decretos assinados pelas duas autoridades que comprovam que o reitor da UEPG nomeou para o cargo de assessora especial do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais a filha do secretário de Governo da Prefeitura, Rita de Cassia Mainardes. Em contrapartida, a filha do reitor Camila Calisto Sanches, foi nomeada para o cargo em comissão de assessora da secretaria municipal de Políticas Públicas Sociais.
Em posse das informações do possível caso de nepotismo cruzado, nossa equipe iniciou uma busca para apurar a veracidade das contratações, onde obtivemos alguns documentos oficiais que comprovam as contratações.

Caso 01: No Diário Oficial do Município de Ponta Grossa encontra-se o decreto nº 18.445, onde ocorre a nomeação de Camila Calisto Sanches, em cargo de comissão como assessora de gabinete da Secretaria Municipal de Políticas Públicas Sociais, tal nomeação ocorreu em 08 de fevereiro de 2021.

Caso 02: em documento oficial da Universidade Estadual de Ponta Grossa, datado em 08 de abril, o Reitor da Universidade realiza a contratação em cargo comissionado de Rita de Cássia Mainardes, onde cumpre a função de Assessora Especial junto à Diretoria Acadêmica do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais.

Toda a documentação mostra que em 08 de fevereiro Camila C. Sanches, que é filha de Miguel Sanches Neto reitor da UEPG, foi contratada em cargo de comissão como Assessora de Gabinete pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. Ao completar 60 dias após a contratação de Camila Sanches, o reitor da UEPG contratou Rita de Cassia, filha do Secretário de Governo Municipal Sebastião Mainardes.

A prática sugere o crime de Nepotismo Cruzado, que é quando um agente público nomeia uma pessoa ligada a outro agente público, e a segunda autoridade nomeia uma pessoa ligada por vínculos parentescos com o primeiro agente, uma verdadeira troca de favores.

Nossa equipe entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura e também com a assessoria de imprensa da UEPG, mas até o fechamento da matéria não obtivemos retorno dos envolvidos no caso.

Redação Portal Mz Notícia
Comentários
Posts relacionados
CidadesPonta Grossa

Vídeo: Motoristas são pegos de surpresa e carros ‘voam’ em nova lombada de PG

  Vários motoristas que passaram pela avenida Dom Geraldo Pellanda, nas proximidades da fábrica da BRF (antiga Sadia), nesta terça-feira (11), foram… Compartilhe isso:TwitterFacebook
DestaquesPolíticaPonta Grossa

Audiência de amanhã define rumo do transporte coletivo em PG

  A Viação Campos Gerais comunicou o Tribunal Regional do Trabalho que o Sintropas, sindicato que representa a categoria de trabalhadores da… Compartilhe isso:TwitterFacebook
DestaquesEducaçãoPonta Grossa

PG define data para volta às aulas presenciais na rede municipal

Dando sequência ao plano de retorno gradativo às atividades presenciais em Ponta Grossa, os alunos cujas famílias optaram pelo sistema híbrido de… Compartilhe isso:TwitterFacebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat online
1
Olá. Posso ajudar?
tudo bem ?
Fique a vontade para mandar mensagem :)
faça parte do nosso grupo do Whatsapp