A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Anápolis, prendeu nesta sexta-feira (15) três pessoas suspeitas de envolvimento em crimes como difamação, perseguição e uso de identidade falsa por meio de perfis anônimos nas redes sociais. A ação faz parte de uma investigação iniciada após o registro de uma denúncia contra as contas “@anapolisnaroda”, “@anapolisnaroda2” e “@anapolisnaroda3”, utilizadas para publicar conteúdos ofensivos.
Durante a apuração, os investigadores identificaram que havia vários outros boletins de ocorrência relacionados aos mesmos perfis, com relatos de ataques repetidos contra diversas pessoas, tanto públicas quanto privadas. As publicações tinham como objetivo gerar constrangimento, causar medo e afetar emocionalmente as vítimas.
Os detidos foram identificados como Ellysama Aires Lopes Almeida, apontada como antiga administradora das páginas e responsável por autorizar os conteúdos difamatórios; Denilson da Silva Boaventura, que liderava a criação e divulgação das postagens; e Luis Gustavo Souza Rocha, que atuava em parceria com Denilson.
Eles irão responder por cinco crimes previstos no Código Penal: difamação (art. 139), injúria (art. 140), perseguição — ou stalking (art. 147-A), falsa identidade (art. 307) e associação criminosa (art. 288). Conforme a polícia, o grupo agia de forma coordenada, utilizando perfis falsos para esconder suas identidades e dificultar rastreamentos.
A divulgação dos nomes foi autorizada com base na Lei nº 13.869/2019, na Portaria nº 547/2021 da Polícia Civil de Goiás e por decisão fundamentada da autoridade policial, considerando a possibilidade de surgimento de outras vítimas.
A Polícia Civil reforça que qualquer pessoa que se sinta ofendida ou exposta pelas publicações dessas páginas deve procurar a delegacia mais próxima para registrar denúncia e contribuir com as investigações.
com informações via Jornal Opção