Segundo a OMS, uma em cada oito pessoas no mundo sofre de obesidade
Mundo Saúde

Segundo a OMS, uma em cada oito pessoas no mundo sofre de obesidade

01/03/2024 | 23:00 Por Redação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou um alerta nesta sexta-feira (1º) sobre a prevalência da obesidade, destacando que uma em cada oito pessoas no mundo está obesa, enquanto mais de 1 bilhão de indivíduos foram identificados como obesos em 2022, segundo um estudo publicado no periódico The Lancet. Desde 1990, a obesidade entre adultos mais que duplicou, e entre crianças e adolescentes, triplicou. Cerca de 43% dos adultos estão com sobrepeso, apontou a pesquisa.

A OMS ressaltou que, embora as taxas de subnutrição tenham diminuído globalmente, ainda representam um desafio significativo em muitas regiões, especialmente no sudeste asiático e na África Subsariana. A subnutrição, em todas as suas formas, continua a ser uma preocupação, pois inclui atrofia, atraso no crescimento e baixo peso, além de deficiências em vitaminas ou minerais.

A subnutrição é responsável por metade das mortes de crianças menores de 5 anos, enquanto a obesidade pode levar a doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares, diabetes e certos tipos de câncer. A OMS enfatiza a necessidade de prevenir e controlar a obesidade desde a infância até a idade adulta, por meio de medidas como dieta equilibrada, atividade física e cuidados adequados.

Para combater a obesidade, a OMS propõe várias estratégias, incluindo a promoção de práticas saudáveis desde o nascimento, regulamentação da publicidade de alimentos para crianças, políticas de alimentação escolar, regulação da venda de alimentos não saudáveis próximos às escolas, políticas fiscais para incentivar dietas saudáveis, rotulagem nutricional clara, campanhas de conscientização e educação sobre hábitos saudáveis e promoção da atividade física, além da integração dos serviços de prevenção e gerenciamento da obesidade nos cuidados de saúde primários.

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!