Segurança  de Machu Picchu é reforçada após polêmica envolvendo cinzas humanas em Vídeo no TikTok
Mundo

Segurança  de Machu Picchu é reforçada após polêmica envolvendo cinzas humanas em Vídeo no TikTok

20/11/2024 | 18:00 Por Redação MZ

 

A cidadela inca de Machu Picchu, no Peru, está intensificando sua segurança após um incidente envolvendo turistas que espalharam cinzas humanas no local sagrado. A medida foi anunciada nesta terça-feira (19) por César Medina, chefe do Parque Arqueológico, que afirmou: “Vamos reforçar as medidas de vigilância no lugar”, com a instalação de mais câmeras e aumento no número de seguranças.

O episódio veio à tona na semana passada, quando um vídeo viralizou no TikTok mostrando duas mulheres abrindo uma urna e lançando cinzas ao ar em Machu Picchu. Com a legenda “uma despedida cheia de amor em Machu Picchu” e as hashtags #cenizas e #esparcircenizas, as imagens provocaram reações intensas nas redes sociais. O vídeo, divulgado inicialmente pela conta @IncaGoExpeditions, foi apagado após a repercussão.

Segundo César Medina, embora a polícia tenha sido informada, nenhuma denúncia foi registrada, já que não há penalidade prevista na legislação peruana para casos como este. Ele destacou, porém, que o episódio deve resultar na criação de regras para proibir esse tipo de prática, citando preocupações com a salubridade.

Machu Picchu, que recebe cerca de 5.600 visitantes diariamente, é um Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1983. Localizada a 130 quilômetros de Cusco e a 2.438 metros de altitude, a construção do século XV foi ordenada pelo imperador inca Pachacútec, e permanece como um dos destinos mais sagrados e emblemáticos da cultura andina.

Com informações: Portal Rádio Itatiaia| Foto: Go Ga/ GettyImages

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!