A mineradora Anglogold acionou acidentalmente a sirene de emergência, na tarde de terça-feira (29), alarmando os moradores de Santa Bárbara e Barão de Cocais, localizados a 105 e 90 km de Belo Horizonte, respectivamente, sobre um suposto rompimento da Barragem CDS I.
Conforme informado pela Câmara Municipal de Santa Bárbara, por volta das 14h, o sistema de alerta sonoro foi ativado, gerando preocupação e confusão entre a população local. Uma hora depois, a Anglogold emitiu uma nota esclarecendo que o acionamento da sirene foi indevido. “Estamos avaliando os motivos do acionamento indevido. Lamentamos pelo equívoco e pedimos desculpas aos moradores da região”, afirmou a empresa.
A Barragem CDS I, situada em Santa Bárbara, possui 13 metros de altura, 342 metros de comprimento e uma capacidade de armazenamento de 282.500 metros cúbicos. Construída no método jusante, a estrutura armazena rejeitos de mineração seguindo o fluxo normal da água.
De acordo com informações disponíveis no site da Anglogold, a última Declaração de Condição de Estabilidade da barragem foi emitida em julho do ano passado, quando o dano potencial foi classificado como alto, mas o risco de rompimento foi considerado baixo.
imagem: Google Earth