EducaçãoPonta GrossaSaúde

SME investe em ações para a saúde mental na pandemia

Foto: PMPG

 

Em Ponta Grossa, Secretaria Municipal de Educação realiza palestras e rodas de terapia online para acolhimento dos seus profissionais.

Buscando reduzir os impactos da pandemia na saúde mental e psicológica dos profissionais da Educação de Ponta Grossa, a Secretaria Municipal (SME) está realizando ações de acolhimento e terapia para estes trabalhadores.

O trabalho parte da ideia de que o isolamento, preocupações, receios e até o luto vivido pelos profissionais deve ser levado a sério e tratado desde já, como política pública, em parceria entre saúde e educação.

O trabalho é coordenado pelo Núcleo de Formação, Avaliação e Tecnologia Educacional dos Profissionais da Educação/SME (NUFAT), que organiza palestras e encontros virtuais, como as Rodas de Terapia, segundo a coordenadora Nilcea Mottin de Andrade.

“Na pandemia, a parte emocional dos profissionais da educação têm sido afetada, tanto pelo isolamento social quanto pelas situações de luto que infelizmente enfrentam. Diante deste contexto, estamos colocando em prática um plano de acolhimento e auxílio emocional, através de diversas estratégias dentro da Formação Continuada para estes profissionais”.

O trabalho começou durante a Semana Pedagógica 2021 e já foram realizados outros oito encontros em três eixos. Um deles é o ‘Projeto Inspire’, em parceria com a Fundação Municipal de Saúde e UEPG, contemplando o trabalho de ‘Terapias Comunitárias Integrativas’.

Outro eixo traz o conceito de ‘Educação para a Paz na Escola’, enquanto o terceiro diz respeito a um conjunto de palestras que tem como norte a humanização e promoção da saúde mental durante as aulas presenciais e remotas no contexto da pandemia.

“A ideia destas palestras online veio da nova gestão 2021/2024 da Secretaria Municipal de Educação, que tem o foco em uma escola pública que ensina e humaniza”, diz a coordenadora. Uma destas lives, realizada em junho pelo Youtube e denominada “Humanizar é possível, humanizar é preciso!”, teve a participação de 365 trabalhadores da Educação da Rede Municipal.

Com assessoria 

Posts relacionados
CoronaDestaquesPonta Grossa

Ponta Grossa não registra mortes e tem 76 novos casos de Covid-19

Ponta Grossa registra  76* novos casos de Covid na cidade. No total são 48.533 total de casos confirmados segundo a Fundação Municipal… Compartilhe isso:Facebook
Concurso e EmpregoPonta Grossa

PG tem 195 novas vagas de empregos disponíveis

AGÊNCIA DO TRABALHADOR DE PONTA GROSSA                                                                                                                                                QUARTA-FEIRA  04/08/2021 195 VAGAS HORÁRIO DE ATENDIMENTO DAS 8:00 AS 16:00 .      NÃO INFORMAMOS… Compartilhe isso:Facebook
CoronaDestaquesPonta Grossa

Repescagem para vacinação de pessoas com 33 anos ou mais acontece amanhã em PG

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) abre nesta quinta-feira (5) mais uma oportunidade, para aqueles que perderam o dia da vacinação, de… Compartilhe isso:Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat online
1
Olá. Posso ajudar?
tudo bem ?
Fique a vontade para mandar mensagem :)
faça parte do nosso grupo do Whatsapp