Sobe para 53 o número de casos confirmados de intoxicação por metanol no Brasil
Brasil Política Vitrine

Sobe para 53 o número de casos confirmados de intoxicação por metanol no Brasil

23/10/2025 | 07:11 Por Redação MZ

 

O número de casos confirmados de intoxicação por metanol no Brasil subiu para 53, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde na quarta-feira (22). Outros 59 casos estão em investigação, totalizando 112 notificações compatíveis com contaminação pela substância.

Além dos casos confirmados e suspeitos, o ministério informou que 609 notificações foram descartadas após análise.

O estado de São Paulo concentra a maioria dos registros, com 42 casos confirmados e 18 sob investigação. Até o momento, 423 notificações já foram descartadas no estado. Outras regiões com confirmações incluem Paraná (6), Pernambuco (3), Rio Grande do Sul (1) e Mato Grosso (1).

Entre os casos ainda em apuração, há registros em Pernambuco (26), Piauí (4), Paraná (4), Ceará (2), Rio de Janeiro (1), Goiás (1), Mato Grosso do Sul (1), Mato Grosso (1) e Tocantins (1).

O Brasil contabiliza 10 mortes confirmadas por intoxicação: 7 em São Paulo, 2 em Pernambuco e 1 no Paraná.
Outros 11 óbitos seguem em investigação, sendo 6 em Pernambuco, 2 no Paraná, 1 em São Paulo, 1 em Mato Grosso do Sul e 1 em Minas Gerais.
Segundo o levantamento, 28 mortes suspeitas foram descartadas.

As intoxicações têm sido associadas ao consumo de bebidas adulteradas, o que tem preocupado o setor de bares e restaurantes, além de acender o alerta das autoridades sanitárias sobre a fiscalização da produção e comercialização de bebidas alcoólicas no país.